Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FlyLady - Baby Steps 01 (PIA BRILHAR)



A partir de hoje postarei os 31 passos do Sistema FLYLady para você (nós) adquirir hábitos e entender melhor o sistema que é baseado em pequenas rotinas diárias que com o decorrer do tempo funcionam no "piloto automático".
 

BABYSTEP 1 >> VÁ FAZER A SUA PIA BRILHAR!! 


 
Como? Continue lendo...
Esta deve ser sua primeira tarefa doméstica (Primeira tarefa??? Ahhhhh como vai ser difícil isso para mim!) Esvazie sua pia, tire os pratos sujos, limpe-a e faça-a brilhar!
Você, assim como eu deve estar pensando: "Por que começar pela pia se a casa está completamente caótica?". FLYLady explica: Pelo fato de que a cozinha é a Alma da casa e se começarmos a por a cozinha em ordem pela pia o restante da casa caminha junto. Acredite, é o hábito mais importante a se cultivar. (Tudo bem, vou acreditar!)


Comece agora mesmo:
  • Esvazie sua pia! -  Jogue os restos de comidas no lixo, retire toda a louça por lavar e coloque  dentro de um balde com água e sabão em pó.
  • Esquente água! - Encha a sua pia de água quente e vinagre.
  • Esfregue! - Esfregue para sair todas as sujeiras que houver, enxague muito bem e seque com um pano.
Maravilha! Muito boa a sensação de pia limpinha!! hehehe
  • Organize a pia: panelas, tabuleiros, pirex e tuppewares em cima do fogão, pratos empilhados e copos no canto da pia e os talheres dentro da pia.
  • Agora chegou a hora de lavar a louça - primeiro os copos, talheres, pratos, tabuleiros, pirex e panelas - pegue mais água quente para lavar os potes plásticos. Seque tudo e guarde nos armários.
  • Dê aquele brilho novamente (use seu produto favorito). Apenas uma limpeza geral e rápida. Nada que dure mais do que 2 minutos.
  • Seque a pia.

Neste primeiro dia será a única tarefa a realizar. Parece muito pouco, mas logo pela manhã verá a diferença quando entrar em sua cozinha. =)



Eu andava muuuuito desesperada com a falta de organização daqui de casa. E quanto mais bagunçada a casa mais desanimada ficava, ou seja difícil minha situação. O desespero é coisa do passado, apesar de ser muito ansiosa e querer com um passe de mágica a casa brilhante... estou confiante no Sistema FLYLady e acho que agora vai! heheheh

Meu Marido chega em casa por volta das 19h. Como era minha rotina? Ficava o dia inteiro vendo tv, ou no computador e quando dava 17:30/18h eu corria (literalmente) para dar aquela 'maquiada' na casa: arrumava a cama, o banheiro, colocava a roupa para lavar, recolhia a louça pela casa e começava a lavar a louça acumulada desde o jantar da noite anterior... Muitas vezes (99,9999%) ainda de camisola! =(

De tanto ver minha cara de sofrimento ao chegar em casa, ele prometeu comprar uma máquina de lavar louças... ÊÊÊÊêêê!  Fomos até a loja para comprar, mas a nossa cozinha não tem instalação, para meu azar. Moro em um apartamento antigo e alugado, mas mesmo assim Marido vai ter que morrer nesta grana e reformar a cozinha (assim como fez com o banheiro), porque do jeito que está não dá! É incrível como aqui em casa a pia magicamente fica lotada de uma hora para outra! Mas... e enquanto não troco a pia e faço as adaptações necessárias para a instalação da máquina??

Nos dias de semana, o jantar é a principal refeição do dia aqui em casa, porque estamos todos reunidos, nos sentamos a mesa e colocamos o papo em dia, vemos algum programa da TV ou Youtube juntos. Enfim, é o momento de curtir a nossa família.

Quando o Marido não faz a janta ele pelo menos ajuda, por exemplo, eu preparo tudo e ele prepara a carne. O filho também participa, descascando alho, preparando o suco ou colocando a mesa. Ou seja, todos envolvidos na elaboração da refeição da família. E eu acho isso o máximo!

No entanto, a colaboração termina aí. Como assim? Acabou a cena da família margarina à mesa? Aham! :´(

Vou explicar:

É extremamente desanimador olhar a pia cheia de louça, e quanto mais eu posso postergar encarar aquela pilha eu postergo, o que significa alguns minutos antes do Marido chegar em casa. Lavo aquele louçaréu e quando termino já está na hora de preparar o jantar. 

Sei que o certo é ir sujando e lavando, para que no final só reste a louça que foi à mesa. Masss nem sempre é possível. Como disse, Marido (grande e espaçoso)  muitas vezes está na cozinha comigo + Minha cozinha é pequena  = missão de ninja lavar a louça ao mesmo tempo.
Img retirada da Internet
Tenho consciência de que esta situação não pode perdurar... mas pensar e agir são coisas diferentes. 

Um dia indo pra casa do meu irmão, o Marido disse para mim que não se importa em fazer o jantar, mas fica muito chateado em ver a cozinha lotada de louça suja, sendo que tenho o dia todo para deixar a cozinha em ordem e não o faço. Ele falou 'cheio de dedos', mas envergonhada lhe disse que essa história ia mudar.

Qual não foi minha surpresa quando li a primeira tarefa do Baby Steps: Vá fazer a sua PIA BRILHAR!! 

Confesso que não levei muita fé nesta tarefa... Claro que precisava dar um jeito na cozinha, Marido ia chegar do trabalho, mas achar que ia refletir na casa inteira, não acreditei, não!

No primeiro dia sofri pra caramba porque só fui deitar depois que minha pia estava brilhando... e deu trabalho, viu? No entanto, ao ver a pia bonitinha achei que o fogão merecia ficar com a tampa fechada - dei um trato nele também - já que a pia e fogão estavam ok não custava nada varrer e passar um paninho com veja no chão... hehehe. Percebem que a tarefa da pia puxa as outras?? 

Acordo tarde pela manhã (preciso mudar isso também!) e já tenho que correr para fazer o almoço do meu filho... quando chego na cozinha dou de cara com ela limpinha, limpinha (!). Ebaaaa, nada de ficar driblando para cozinhar em meio ao caos. E já que não preciso lavar aquela montanha de louças antes do marido chegar, sobra tempo para ir adiantando o jantar. 

Querido Marido e a casa agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio no meu cantinho... *-*
Volte sempre!!

Beijos, com carinho,
Biah :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...